segunda-feira, 22 de março de 2021

RN já aplicou mais de 200 mil doses na população potiguar, diz Governo

Diante de críticas sobre aplicação e opção por estocar segunda dose de vacinas, o Governo do RN divulgou, neste domingo (21), uma nota com esclarecimento sobre a vacinação no estado

Neste domingo novas doses chegaram ao RN (Foto: Elisa Elsie)


Segundo o texto (leia abaixo), a decisão de aplicar a primeira dose e reservar a segunda foi uma estratégia acordada entre o Estado e municípios. E que já foram aplicadas até agora 222.331 doses de vacinas nos potiguares. 

Segunda dose

Também neste domingo, o Ministério da Saúde autorizou que estados e municípios usem todo o estoque de vacinas contra a Covid-19 para a primeira dose da imunização. Anteriormente, a orientação era de que 50% dos imunizantes fossem mantidos como estoque de segurança para a segunda etapa da vacinação. O órgão afirmou que a decisão foi tomada porque, à época, não havia "um fluxo de produção regular da vacina”.

De acordo com o ministério, a ação deve ampliar o número de vacinados no Brasil e é válida também para os imunizantes entregues neste final de semana - um total de 5 milhões de doses do Butantan e da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz.

Veja abaixo os detalhes explicados pelo Governo estadual:

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) coordena junto com os municípios a distribuição das vacinas contra a Covid-19 entregues pelo Ministério da Saúde, coordenando as entregas de acordo com cada lote para a primeira e a segunda doses, respeitando o espaço de tempo estipulado para cada tipo de vacina. Assim, a cada entrega de lote a Sesap repassa aos municípios, que são responsáveis pela aplicação do imunizante, o quantitativo necessário para a primeira dose e resguarda a parte relativa à segunda dose, por contar com uma estrutura de rede de frios mais adequada do que a dos municípios.

Cabe ainda destacar que dentre o quantitativo de doses recebidas até o momento inclui-se a carga de 81,7 mil vacinas entregues ao estado neste sábado (20), que serão entregues aos municípios a partir do início desta semana, seguindo o planejamento acertado com os municípios.

Até o momento 222.331 já foram aplicadas no estado, segundo a plataforma RN+ Vacina, alcançando 63% do público-alvo prioritário da primeira fase do plano de imunização. 

O percentual de doses aplicadas no RN assemelha-se a estados de estrutura parecida, como a Paraíba. Enquanto no RN a aplicação das doses recebidas ultrapassa os 57%, o estado vizinho está no patamar dos 54%, segundo dados da Secretaria de Saúde local.

Outros estados também resolveram utilizar toda a carga de doses recebidas, sem reservar estoque para a segunda dose. Diante do quadro de dificuldade do país com relação às vacinas, a Sesap e os municípios potiguares optaram pela estratégia de guardar as doses para a segunda aplicação.

*Com informações da CNN e Governo do RN.

Postar um comentário