segunda-feira, 31 de maio de 2021

Governo reservará 10% das próximas remessas para vacinação dos professores

Vacinação dos profissionais da educação acontece em paralelo a todos os grupos prioritários; veja quais  

Reunião aconteceu nesta segunda-feira (31)
(Foto: Governo do RN)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os municípios potiguares acertaram na manhã desta segunda-feira (31) os próximos passos do esquema de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, em atenção especial ao grupo de trabalhadores da educação. 

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é chefiada pela Sesap e integrada pela representação de municípios e outros órgãos, acertou que será reservado 10% de cada novo lote de vacinas para os trabalhadores da educação, iniciando com todos os trabalhadores de creches e pré-escolas e seguindo até o ensino superior.

Além disso, ficou acertado que a vacinação contra a Covid-19 no RN seguirá conforme aponta o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, atendendo grupos paralelamente.

O primeiro eixo é a conclusão do grupo atual:

- Pessoas com comorbidades e deficiência permanente que estejam cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou não;

- População em situação de rua; 

- Funcionários do sistema de privação de liberdade;

- População privada de liberdade;

- Conforme a faixa etária, integrantes das forças de segurança e forças armadas que não estão atuando na linha de frente da pandemia;

- Trabalhadores do transporte coletivo, taxistas, motoristas de aplicativo e “motos boy’, do transporte ferroviário, do transporte aeroviário, do transporte aquaviário, caminhoneiros;

- Trabalhadores industriais;

- Trabalhadores da limpeza urbana/manejo de resíduos.

Esses grupos acima cumprem assim com todo os grupos prioritários que estão previstos no PNI.

Em paralelo, será aberta a vacinação dos profissionais da educação, partindo da creche e pré-escola, até cobrir todo o ensino básico, para então seguir ao ensino superior. 

Somente com a conclusão destes grupos será possível avançar para os grupos abertos por idade.

"A orientação aos municípios, conforme já foi pactuado anteriormente, é que o RN+ Vacina seja alimentado com as informações em até três dias úteis após a aplicação da dose. Cada local só poderá avançar para o próximo grupo quando concluir o anterior", explicou a subsecretária de Gestão e Planejamento da Sesap, Lyane Ramalho.

Ainda durante a reunião, ficou acertada a necessidade dos municípios atuarem na busca ativa da população que ainda não procurou os serviços de saúde para tomar a segunda dose da vacina.

Postar um comentário