quinta-feira, 22 de julho de 2021

Governo do RN institui nova política de convivência com a seca

Comitê formado por representantes do Governo do Estado e da sociedade civil vai elaborar plano com ações estruturantes e emergenciais.
   

Com a presença de representantes de entidades de trabalhadores e produtores rurais, a governadora Fátima Bezerra (PT) assinou decreto nesta quarta-feira (21) instituindo o Comitê Estadual de Convivência com o Semiárido do Rio Grande do Norte, que vai elaborar o plano de ação integrado para mitigação dos efeitos da estiagem. O plano contempla medidas emergenciais e, ao mesmo tempo, iniciativas estruturantes, preparando o Estado para que nos próximos eventos climáticos os efeitos sejam minimizados. 
 
Formado por entidades públicas e da sociedade civil, o Comitê será instalado no dia 28 com a posse de todos os integrantes. Na oportunidade, será apresentado um ranking dos municípios mais afetados que terão prioridade de atendimento, levando em consideração não apenas o déficit de chuvas, mas a situação do rebanho bovino, caprino e ovino.

Foto: Sandro Menezes/Assecom
A governadora Fátima Bezerra disse que antes mesmo da instalação do comitê, o governo do RN já vinha trabalhando em ações estruturantes, como a perfuração poços de água doce nas comunidades onde o abastecimento é precário. Dos 635 previstos, quase 300 já foram perfurados pela Secretaria de Meio Ambientes e Recursos Hídricos.

"Governo é para sair na frente, se preparar para fazer o dever de casa na busca de solucionar os problemas que advirão e serão mais frequentes. É isso o que estamos fazendo. A seca tem que ser encarada com ações de convivência e é papel dos governos a implementação de políticas públicas que façam a região produzir de maneira segura e sustentável com o clima que temos. A falta de chuvas não deve ser vista como uma catástrofe. Catástrofe é a falta de preparo e de ação dos governos." 

Fátima disse ainda que a proposta é trabalhar em conjunto com as prefeituras e Governo Federal. Sobre a reclamação de trabalhadores e produtores rurais a respeito do preço do milho da Conab (acima de R$ 100 a saca de 60 quilos), ela informou que irá levar o assunto para discussão no Fórum de Governadores. O milho é um insumo importante na alimentação animal.

O comitê será formado por representantes do Gabinete Civil do Governo do Estado, Secretaria de Agricultura, Secretaria da Agricultura Familiar, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Gestão, Metas e Relações Institucionais, IGARN, Emparn, Anorc, Fetarn, FAERN, Fetraf, MST, Marcha das Mulheres, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, Igreja católica. Os trabalhos serão coordenados pela Sedraf e Sape.

*Com informações do Governo do RN/ASSECOM