segunda-feira, 19 de julho de 2021

Parque Municipal de Mossoró tem domingo com ações culturais, ecológicas e de saúde

Neste domingo (18), o Parque Municipal Maurício de Oliveira ofertou aos seus visitantes uma tarde repleta de atividades de saúde, culturais, recreativas e ecológicas. A ação intitulada "UERN no Parque" é uma parceria entre Prefeitura de Mossoró e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Célio Duarte/PMM

A ação marcou o encerramento da Semana de Proteção às Florestas que começou na quarta-feira (14) e contou com atividades virtuais e presenciais, respeitando regras de segurança e número limitado de participantes em face da pandemia da Covid-19.

A Semana de Proteção às Florestas trouxe como tema "Vamos florestar e reflorestar a cidade?". Dentre os objetivos: preservação de áreas verdes do município, valorização da nossa fauna e flora e riquezas do bioma Caatinga.

Brincadeiras musicais, auriculoterapia, tai chi chuan, apresentação cultural, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, roda de conversa e bioação foram algumas das ações levadas pela universidade  aos usuários do Parque Municipal.

A ação contou com diferentes tipos de públicos, reunindo pessoas de diversas faixas etárias. "Essa ação traz a importância de valorizar esses ambientes abertos, esse espaço de conservação ambiental, ter esse momento de atividades em que a família toda possa participar, e meio ao contexto de proteção às florestas", comentou a bióloga Fabiana Medeiros.

“Aqui estamos expondo um pouco do Projeto Cetáceos da Costa Branca, onde realizamos o processamento dos esqueletos dos animais encontrados mortos nas praias. Através dos ossos, conseguimos fazer pesquisas, identificar a idade do animal, por exemplo”, explicou Rysonely Maclay, bióloga.