segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Campanha Agosto Lilás é lançada na zona rural de Mossoró

Campanha também serve para divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Patrulha Maria da Penha funciona como um dos apoios às mulheres em Mossoró
(Foto: Wilson Moreno/PMM)

Com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), lançou nesta segunda-feira, 2, a campanha Agosto Lilás. A ação aconteceu durante o “Cadastro Único em Ação”, na comunidade Maísa.

A campanha também visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. Ela também serve para divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Representantes do Centro de Referência da Mulher (CRM), da Patrulha Maria da Penha (PMP) e do Centro de Referência da Assistência Social do bairro Redenção (CRAS Redenção) realizaram uma palestra para as mulheres que buscaram atendimento da atualização cadastral.

Kaliane Dantas, que representou o CRM no lançamento, explicou que a campanha terá várias ações durante todo o mês de agosto para abordar a importância do tema e conscientizar as mulheres ao enfrentamento da violência doméstica.

Denúncias

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Mossoró, Jamille Silva enfatizou a importância da divulgação do trabalho da patrulha para as mulheres presentes à palestra, como também os canais de denúncia que elas podem acessar para denunciarem o agressor.

Coordenadora das ações educativas da PMP, Lilian Cynthia explica como as mulheres devem proceder quando são vítimas da violência doméstica ou presenciam a ação com outra mulher.

“Primeiramente, se for com elas mesmo e estiverem em situação de perigo é necessário buscar urgentemente abrigo, um local seguro, e ligar para os canais de denúncia 153 ou no nosso WhatsApp que é o número 9 8631 7000. Se não for uma situação de flagrante e a violência tiver ocorrido dias atrás, a mulher pode procurar a Delegacia da Mulher para denunciar o agressor”.

A campanha Agosto Lilás nasceu em 2016 para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha. Ela foi idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).

Postar um comentário