quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Mamografias e exames de prevenção continuam sendo feitos no Sesc

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Fecomércio trouxe para o município o programa Saúde Mulher Sesc

(Foto: Wilson Moreno Secom/PMM)

Este dia 19 de outubro foi o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama e os números da doença continuam elevados no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil estima-se que a incidência é de 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Esses números correspondem a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Fecomércio trouxe para o município o programa Saúde Mulher Sesc, que está possibilitando a realização de mamografias e preventivos gratuitamente.

Segundo a assistente social Samara Baratxo, que coordena o atendimento no Sesc, a média diária de atendimento é de 200 mamografias e 400 exames de prevenção ao câncer de colo de útero.

Samara explica que ainda há muitas vagas para o cadastramento de mulheres para a realização dos exames.

Os agendamentos para os exames estão sendo feitos no programa Saúde Mulher Sesc/PMM, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para os atendimentos também podem ser realizados agendamento no Sesc.

Os exames pelo programa Saúde Mulher SESC/PMM estão sendo disponibilizados para mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos de idade. Os exames preventivos de câncer de colo de útero estão atendendo a mulheres de 25 a 65 anos e as mamografias às mulheres de 50 a 69 anos.

Postar um comentário