quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Senado vai acompanhar crise da Capes após requerimento de Jean

Até agora, mais de 100 pesquisadores ligados à Capes anunciaram uma renúncia coletiva de suas funções.

(Foto: assessoria de comunicação)

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta quinta-feira (09), a realização de uma audiência pública para discutir a crise envolvendo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e seus diretores. A proposta partiu de uma iniciativa do Líder da Minoria, Senador Jean (PT-RN). 

Até agora, mais de 100 pesquisadores ligados à Capes anunciaram uma renúncia coletiva de suas funções.

Eles alegam que não têm conseguido trabalhar de acordo com os melhores padrões acadêmicos e que o órgão não tem atuado no sentido de assegurar a devida avaliação dos programas de pós-graduação.

Também denunciam que existe uma "corrida desenfreada" para abertura de cursos de pós-graduação à distância. 

“Trata-se de uma denúncia muito grave que deve ser devidamente apurada pelas autoridades competentes. À Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal cabe debater a situação da gestão da Capes e propor os encaminhamentos possíveis”, declarou Jean. 

Foram convidados para o debate o representante do Ministério da Educação; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Cláudia Mansani Queda de Toledo; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Renato Janine Ribeiro; o diretor do Sindicato Nacional de Gestores em Ciência e Tecnologia, Renato Carvalheira; e a presidente da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), Flávia Calé da Silva.  

Postar um comentário