sábado, 26 de março de 2022

Campanha “Mossoró Vacina” faz chamamento aos grupos em atraso com vacinas da Covid-19

A Prefeitura de Mossoró está realizando chamamento aos grupos que estão com doses da vacina da Covid-19 em atraso ou que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante. 

Segundo levantamento da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, 28.707 pessoas ainda não tomaram a primeira dose.

De acordo com os números, desse total de 28.707, 10.955 são crianças de 5 a 11 anos e 5.055 adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Os números também apontam que 19.006 pessoas estão com a 2ª dose em atraso. Desse total, 4.378 são crianças de 5 a 11 anos e 2.843 adolescentes de 12 a 17 anos.

Coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima ressalta ainda que o número de mossoroenses com a Dose de Reforço (D3) em atraso é 57.587. Para reduzir estes números a vacinação da Covid-19 em Mossoró acontece de domingo a domingo. Etevaldo explica que de segunda a sexta-feira a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de pontos extras que são instalados em locais estratégicos. Nos fins de semana a população tem três pontos de imunização da Covid-19, UBS Maria Soares (sábado e domingo das 8h às 16h); UBS Chico Costa (sábado e domingo) e Partage Shopping Mossoró (sábado das 10h às 18h e domingo das 11h às 18h).

Etevaldo destaca a importância da vacina da Covid-19 e lembra a redução do número de mortes e casos graves da doença após o início da vacinação. “Basta analisar como era antes da vacina e depois da vacina para constatar a eficácia. É preciso que os pais levem seus filhos menores aos pontos de vacinação e a população adulta busque atualizar o esquema vacinal, pois esta é a única forma de combatermos a pandemia da Covid-19”, ressaltou Etevaldo.

VACINAÇÃO ITINERANTE

Outra medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde foi a inclusão na campanha “Mossoró Vacina” do Trailer da Vacina. A medida tem como objetivo levar a vacinação em uma van em pontos mais afastados e garantir a vacinação mais próxima da população.

O Trailer da Vacina é instalado semanalmente em um ponto estratégico da cidade. A vacinação itinerante foi iniciada na quarta-feira (16) com o carro da vacina instalado nas proximidades do Bar do Cajueiro, no bairro Nova Vida.

*Com informações da SECOM/PMM

Postar um comentário