sábado, 26 de março de 2022

Encontro promovido por secretarias municipais de Mossoró aborda representatividade da mulher nas políticas públicas

O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo e é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 em todo o mundo.

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

“Com o tema: a representatividade da mulher nas políticas públicas”, as Secretarias Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), da Educação (SME) e da Saúde (SMS) promoveram nesta quinta-feira (24) o Encontro sobre os Direitos das Mulheres.

Joana Darc Lacerda, professora de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), destacou a importância de discutir a temática nos dias atuais. Ela ressalta o grande número de mulheres que trabalham no serviço público.

“É importante mostrar que as mulheres, mesmo com todas as questões que ainda têm a conquistar, hoje representam um número significativo do serviço público. Nós somos maioria no serviço público, principalmente em áreas que demanda políticas sociais, como é o caso da Educação, Saúde e Assistência Social”.

A professora do Núcleo de Estudos da Mulher também destacou que para se discutir qualquer representatividade da mulher em qualquer espaço de trabalho é necessário discutir sobre a presença dela no mercado de trabalho.

“Precisamos discutir um pouco do mercado de trabalho, como a mulher se insere nesse mercado de trabalho, principalmente na atualidade, como é que se dá essa divisão sexual do trabalho dentro desse mercado. Além dessa divisão sexual do mercado de trabalho, embora as mulheres hoje no Brasil apresentem o maior número de escolaridade, maior número de concursados no serviço público, os cargos de maior prestígio social, que oferecem maior visibilidade, ainda são cargos ocupados por homens”, contou.

A assistente social Dorisângela Lima explicou que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem um programa de educação permanente aonde mensalmente são realizadas atividades voltadas à qualificação dessas trabalhadoras.

“É importante a gente refletir sobre esses aspectos, compreender como essas políticas são planejadas, geridas e implementadas por nós mulheres, contemplando todas as particularidades. Mossoró é uma cidade pioneira. Nós percebemos que historicamente a mulher já vem construindo uma trajetória de luta e de conquistas em nosso município”, disse.

Representando o prefeito Allyson Bezerra no evento, a primeira-dama Cíntia Pinheiro destacou o papel da mulher na sociedade e a luta diária delas para a conquista de direitos.

“Quero destacar a importância deste debate, desse momento aqui na Secretaria (de Assistência Social e Cidadania), onde a mulher começa a conquistar espaços na sociedade. O debate teve como tema as mulheres na política pública. Hoje vimos que esse espaço vem sendo alavancado”, frisou.

*Com informações da SECOM/PMM