quarta-feira, 9 de março de 2022

Governadora recebe homenagens no Dia Internacional da Mulher

Única governadora do Brasil recebeu homenagem durante o evento “As Mulheres da Aldir”, lançamento coletivo de obras de autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc no RN

(Foto: Rayanne Miranda/ Assecom RN)

A governadora Fátima Bezerra recebeu uma homenagem na noite desta terça-feira (8) pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Durante evento que marcou o lançamento coletivo de obras de autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc no Rio Grande do Norte, a única mulher governadora do Brasil recebeu como homenagem uma placa que faz menção aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, reproduzindo a imagem do Abapuru, da artista plástica Tarsila do Amaral.

A lei Aldir Blanc contemplou 67 autoras potiguares no edital de Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais, que premiou obras de diversos gêneros literários nas categorias conto, dramaturgia, crônica, romance, literatura infanto-juvenil, história em quadrinhos, ensaio ou coletânea de artigos sobre cultura e literatura, poesia, literatura de cordel, temática feminista, igualdade racial, revista cultural, livro de fotografia e jornalismo. São "As Mulheres da Aldir".

O evento, realizado na Biblioteca Câmara Cascudo, também contou com um recital e show da cantora Dani Cruz e o pré-lançamento da nova edição do Livro "Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens", de Nísia Floresta. A nova edição vem com um novo prefácio da professora Constância Lima Duarte. “Há mais de 200 anos, Nísia tinha a ousadia de defender a ideia de igualdade de direitos e estamos nós aqui para dar continuidade a essa luta”, declarou a governadora aos presentes no evento.

Versos na pinacoteca

Ainda na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a governadora Fátima Bezerra também foi homenageada na Pinacoteca do Estado através dos versos de Vani Fragosa.

A exposição Coletânea Dez Mulheres Potiguares chegou a sua 5ª edição com o lançamento de cordéis, escritos e ilustrados por mulheres, que narram em versos o perfil biográfico de personalidades femininas que se destacaram na história do Rio Grande do Norte.

Postar um comentário