segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Candidato mostra desconhecimento sobre UERN em debate

Criticar a universidade pode ser uma estratégia para atingir Fátima

(Foto: reprodução Band RN)

Em mais uma campanha ao governo do Estado, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) volta à pauta pelos candidatos.

Em declaração infeliz, o candidato Styvenson Valentim (Podemos) disse que a UERN é pouco e muito mal utilizada. Fez a crítica pela crítica: "Leva recursos públicos que poderiam estar dando mais retornos para a sociedade, não só na formação, mas também na fiscalização, na manutenção. Até mesmo com a parte de engenharia para adiantar obras".

Com isso, Styvenson mostra que desconhece a universidade que mudou a vida e a realidade do interior do Estado.

Essa não é a primeira vez que isso acontece: em 2016 o então desembargador do TJ Claudio Santos defendeu a privatização da UERN para destinar o dinheiro à educação e saúde do RN. Apesar de ter tido endosso de parte da classe política, inclusive na campanha eleitoral seguinte, a declaração foi rechaçada pela comunidade acadêmica e sociedade em geral. 

A UERN tem sido um dos focos do Governo Fátima Bezerra. Hoje, a instituição tem autonomia financeira e não terá mais lista tríplice na escolha dos reitores. Criticar a universidade pode ser uma estratégia para atingir Fátima, mas ele não mediu que pode atacar a sociedade como um todo.

Postar um comentário