Primeiro debate eleitoral é marcado por dobradinhas entre candidatos
(Foto: reprodução BandRN) |
Em 5 blocos , a Band Natal realizou o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do RN neste domingo (7). Com a participação dos postulantes com representatividade do Congresso Nacional, participaram Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (SDD), Styvenson Valentim (Podemos), Clorisa Linhares (PMB) e Daniel Morais (PSOL).
Como esperado, a governadora candidata à reeleição foi o alvo dos postulantes ao Executivo Estadual.
Fábio Dantas aproveitou a presença de Styvenson Valentim para atacar a governadora. De mãos dadas com Styvenson, em bloco de perguntas ao capitão, por exemplo, Fábio questionou sobre as emendas do senador à saúde, e disse que na gestão dele, cogitando caso seja eleito, “seu dinheiro (de Styvenson) vai ser bem aplicado na saúde”. Defendeu a necessidade de reformas.
A atuação de Styvenson, por sua vez, não fugiu à regra de sua atuação como senador, com críticas ao Governo e ao Sistema. Embora tenha focalizado a educação e apresentado a prevenção como solução para a insegurança, enfatizou sua atuação ostensiva como policial e manteve duras críticas à política de esquerda de humanização e ressocialização de apenados.
A candidata Clorisa Linhares fez coro aos dois candidatos à sua frente nos ataques à Fátima Bezerra. Para isso, usou como gancho o Bolsonarismo. Fez questão de citar, afirmar e confirmar defesa ao presidente Jair Bolsonaro. "O presidente defende os mesmos princípios que eu", enfatizou.
Já a presença de Daniel Morais teve mais apresentação de propostas e críticas aos demais candidatos. O candidato do partido de esquerda não entrou em embate direto com Fátima e suavizou o discurso com a candidata à reeleição. Reservou as críticas e ataques ao bolsonarismo e seus defensores. Questionou Clorisa sobre o escândalo do orçamento secreto.
Já Fátima Bezerra alegou fake News em relação à sua gestão: “tem candidato que mente que benza-te Deus”, disse utilizando tempo de pergunta, já que teve três pedidos de direito de resposta negados.
O ponto alto de sua participação foi ainda no primeiro bloco, quando, por ordem de sorteio, a governadora foi a questionada. Em embate com Fábio Dantas, lembrou de sua participação no governo Robinson Faria (PL) como vice-governador no que classificou de “a pior gestão do RN”. Para Fátima, Fábio deveria pedir desculpas aos servidores públicos, pela dívida de R$ 1 bilhão com os trabalhadores.
A partir daí, por diversas vezes durante o debate, Fábio tentou se descolar do governo Robinson, afirmando reiteradamente que “nunca governou o Rio Grande do Norte”, reforçando a imagem de vice figurativo. Vale lembrar que atualmente, Robinson é candidato a deputado federal pelo PL, que compõe o arco de alianças do Solidariedade de Fábio Dantas.
*Atualizado em 08/08 às 00h20.
Postar um comentário