sexta-feira, 7 de outubro de 2022

As eleições gerais e o desempenho de Allyson Bezerra

Se o prefeito não reconhece como derrota, precisa pelo menos avaliar que no âmbito estadual não é o fenômeno que pareceu ser na eleição municipal

(Foto: assessoria)

O prefeito Allyson Bezerra (SDD) vem tentando mostrar que, apesar de não ter conseguido eleger os dois nomes que escolheu para as disputas nas casas legislativas estadual e federal, teve resultado positivo nestas eleições.

Sim, o desempenho dos seus candidatos dentro de Mossoró foi melhor que o resultado dos nomes rosalbistas, principal grupo opositor de Allyson (pelo menos até aqui). Beto Rosado (PP) alcançou em Mossoró somente 11.136 votos na campanha à federal. Lawrence Amorim 33.303. Só para citar a disputa à federal.

No entanto, o principal objetivo - eleger nomes que pudessem marcar seus espaços da Assembleia Legislativa e na Câmara Federal - não foi alcançado. E ele precisa ter cautela e atenção com os nomes que surgem na oposição. 

Apesar de uma votação inferior ao candidato à estadual do prefeito, Jadson, esta campanha evidenciou Tony Fernandes, por exemplo. Do mesmo partido de Allyson, o vereador Tony alcançou 15.647 votos em Mossoró. Já a deputada reeleita Isolda Dantas (PT), 15.489 votos. 

A estrutura de campanha de Tony deixou explícito, ainda, que o partido não acreditou em Jadson como única alternativa de Mossoró à Assembleia, como queria o prefeito.

Do Solidariedade, R$ 75 mil reais chegaram à campanha de Tony. Apesar de um valor abaixo do doado à Jadson, que recebeu R$ 106 mil do Solidariedade, Tony conseguiu estruturar campanha e manter diferença pequena de votos em relação ao candidato que apresentou a estrutura da máquina municipal na disputa; Jadson alcançou 17.781 votos. 

Allyson colocou toda força e energia nos seus candidatos da eleição proporcional, e ficou para trás até mesmo da prefeita de Baraúna, de pouco mais de 28 mil habitantes, que elegeu seu irmão, Ivanilson Oliveira (União), com 27.426 votos. 

Se o prefeito não reconhece como derrota, precisa pelo menos avaliar que no âmbito estadual não é o fenômeno que pareceu ser na eleição municipal. 

Postar um comentário