sexta-feira, 7 de julho de 2023

Ministro visita obras hídricas no RN

Modelo de dessalinização implantado em João Câmara será replicado no Amapá

(Foto: Governo do RN)

Com a finalidade de visitar obras hídricas em execução no Rio Grande do Norte a governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira (7), o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) Waldez Góes.

O ministro veio acompanhado do senador pelo Amapá, David Alcolumbre e pelo governador daquele estado, Clécio Luís que pretendem replicar a experiência de dessalinização de águas executada no RN.

"Venho conhecer a experiência do RN com usina de dessalinização de águas para estudar a possibilidade de implantar no Estado do Amapá, no arquipélago de Bailique, que tem 60 comunidades e 15 mil pessoas. Lá, na foz do rio Amazonas, enfrentamos a salinização de águas e possivelmente poderemos aplicar esta tecnologia do RN para atender àquela população”, afirmou o ministro, ao acrescentar que: “Aqui trabalhamos integrado ao Governo do Estado e temos grandes investimentos para garantir assistência hídrica ao povo do RN com construção e recuperação de barragens e sistemas adutores”.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da presença do ministro e o compromisso do Governo Federal em concluir as obras eleitas como prioritárias para a segurança hídrica no RN. "A barragem de Oiticica, as adutoras do Seridó e Agreste, a barragem Passagem das Traíras e o ramal Apodi-Mossoró da transposição de águas do rio São Francisco são imprescindíveis para o abastecimento humano, para a produção e para o desenvolvimento econômico e social. E temos o compromisso de entregar todas essas obras até 2026", enfatizou.

O Governo do Estado firmou cooperação com as empresas CPFL Renováveis e State Grid, como forma de compensação ambiental, para instalação do sistema dessalinizador. Na comunidade, a água é captada a 150 metros de profundidade. São 80 mil litros de água dessalinizada por dia, distribuídos através de adutora com extensão de 5 quilômetros que atendem 800 residências e 3 mil pessoas. Investimento no valor de R$ 8 milhões.

O sistema foi instalado pela CPFL em parceria com o Governo do Estado. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) entrou com o apoio técnico e social, inclusive dando assistência técnica às comunidades para a operação do sistema.

Na recepção ao ministro Waldez Góes (MIDR), ao senador Alcolumbre e ao governador do Amapá Clécio Luíz, Fátima Bezerra esteve acompanhada do vice-governador Walter Alves, da senadora Zenaide Maia, e dos secretários de Estado Virgínia Ferreira (Segep), Paulo Varela (Semarh), Daniel Cabral (Comunicação Social), Jaime Calado (Sedec), adjuntos Ivanilson Maia (Gac), Auricélio Costa (Semarh), diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar, coordenador de desenvolvimento energético da Sedec, Hugo Fonseca. Também compareceram, Sérgio Caetano, representando o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e representantes da CPFL/State Grid.

Postar um comentário