terça-feira, 29 de abril de 2025

Federação entre União Brasil e PP ainda não tem definições para o RN

Os líderes José Agripino e João Maia ainda não falaram sobre o novo grupo oficializado, nacionalmente, nesta terça

Progressistas tem 20 prefeitos, um deputado federal e um estadual / União Brasil tem 28 prefeitos, dois deputados federais e dois estaduais | Foto: Reprodução

Por Carol Ribeiro | Diário do RN

O entendimento para a federação PP e União Brasil, após meses de conversas, foi firmado depois de um acordo entre os presidentes nacionais das duas siglas, Antônio Rueda (UB) e o senador Ciro Nogueira (PP). A federação foi oficializada agora há pouco (29), em Brasília.

Com isso, já se iniciam os movimentos para definir quem comandará a estrutura nos estados. De acordo com a imprensa nacional, há impasses regionais entre as legendas. No Rio Grande do Norte, nenhum dos dois líderes das duas legendas, José Agripino (UB) e João Maia (PP), se pronunciou ainda sobre a divisão do diretório no Estado. Há apostas sobre disputa também no estado potiguar.

A federação deverá garantir aos partidos a maior bancada na Câmara Federal. Serão 108 deputados, a maior bancada da Câmara, e 13 dos 81 senadores, liderando o número de parlamentares junto com PL e PSD.

No RN, são 48 prefeitos dos dois partidos, 20 do Progressistas e 28 do UB, entre os quais os prefeitos Paulinho Freire (Natal) e Allyson Bezerra (Mossoró). Entre os perfis dos gestores das maiores cidades, os dois integram oposição aos governos estadual e federal.

Na Câmara Federal, a bancada potiguar é formada por dois deputados do União Brasil, Benes Leocádio e Carla Dickson; e um do PP, João Maia, que também é presidente estadual da legenda.

Os três apresentam diferentes perfis: moderado, direita conservadora e de alinhamento com o governo Lula, respectivamente.

Na Assembleia Legislativa, são três os deputados. O União Brasil tem Taveira Júnior e Ivanilson Oliveira, que fazem oposição ao PT. Já Neilton Diógenes, do PP, é alinhado com as pautas do Governo Fátima.

Além disso, o presidente do União Brasil, José Agripino, faz oposição aos governos estadual e federal.

O posicionamento da federação no estado potiguar deve ser definido assim que for oficializado o comando da federação. O Diário do RN entrou em contato com os presidentes das duas legendas, José Agripino e João Maia, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Postar um comentário