segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Aproximação econômica entre Brasil e Alemanha é discutida em encontro no RN

Presidente em exercício, General Mourão, esteve presente em Natal
(Foto: Assecom/ RN)
Diante de mais de mil empresários e investidores do Brasil e da Alemanha reunidos no Centro de Convenções de Natal, a governadora Fátima Bezerra destacou os potenciais de desenvolvimento do Rio Grande do Norte e os ganhos com a aproximação entre o estado e o país europeu.

A chefe do Executivo potiguar fez seu discurso durante a abertura oficial do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que voltou a ser realizado no Nordeste após 14 anos, um dos principais fóruns bilaterais do país.

O encontro é promovido na capital potiguar pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), ao lado da Federação das Indústrias do RN (Fiern), em parceria com a Federação das Indústrias Alemãs (BDI, sigla em alemão). O Governo do Estado dá apoio institucional ao evento que acontece anualmente, sendo sediado de forma alternada entre os dois países.

A Alemanha ocupa hoje o 7° lugar entre as nações que são parceiras comerciais do RN. Visando estreitar os laços e ampliar a parceria, a governadora pontuou as ações da gestão estadual para melhorar o ambiente de negócios.

"O estado tem todo o interesse em ampliar parceria comercial com a Alemanha. E nosso interesse vem acompanhado de ações concretas. Estamos fazendo um esforço concentrado para melhorar o ambiente de negócios no Estado. Atuando, com todo foco, para garantir segurança jurídica. Promovemos a reformulação da política de incentivo fiscal, com uma política inteligente, que já está rendendo frutos", afirmou a governadora.

A sintonia entre Governo e a classe produtiva foi reforçada pelos discursos dos presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, e da Fiern, Amaro Sales. "O RN tem muito a oferecer para o Brasil e para a Alemanha. E o momento converge a favor da aliança entre os nossos países, a partir Nordeste e do RN, a partir do diálogo constituído pela governadora para aproximação com a classe empresarial desde o início do governo", apontou Amaro.

Vice-presidente

O Presidente da República em Exercício, Hamilton Mourão, discursou durante o painel no Centro de Convenções relatando as ações do Governo Federal na área econômica e a necessidade de reforçar a parceria bilateral entre Brasil e Alemanha.

A necessidade de reforço da parceria Brasil-Alemanha foi também mote dos discursos dos representantes alemães. "Primeiro, gostaria de agradecer pela receptividade de todos aqui neste belo estado. Vamos trabalhar pelo estreitamento das relações, em defesa da indústria forte para enfrentar os desafios do século XXI. O Brasil é uma das economias mais atraentes da América Latina e a Alemanha é o parceiro mais importante na Europa", afirmou o presidente da BDI, Dieter Kempf.