segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Cláudia Regina defende ideia da "Base Integrada Cidadã” em Congresso Internacional da USP

Primeiras BICs foram instaladas durante gestão de Claudia
na Prefeitura de Mossoró, em 2013 (Foto: arquivo)
A ex-prefeita de Mossoró/RN Cláudia Regina participará, entre os dias 11 e 13 de novembro, do IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Cláudia ostentará oralmente o artigo “Análise Jurídica e Sociopolítica de Gestões Municipais em Segurança Pública e Dignidade dos Cidadãos em Áreas Periféricas: experiência da Base Integrada Cidadã em Mossoró/RN”, de sua autoria.

"Os excelentes resultados da BIC mostraram que, com planejamento, ações articuladas e vontade pública, dá pra fazer. Estou indo a USP referendar a eficiência da BIC que, a partir de então, estará disponibilizada a inspirar gestores públicos", garante Cláudia. O trabalho fala sobre as competências estabelecidas na Constituição Federal de 1988 para os municípios em paralelo as possíveis atitudes destes na Segurança Pública, citando a BIC do Santo Antônio como exemplo.
  
No texto há um diagnóstico da experiência da Base a partir de fatos ocorridos durante a sua gestão a frente da Prefeitura de Mossoró referenciado com dados do Governo Federal e materiais jornalísticos mossoroenses.

Segundo ela, “ainda que a Constituição da República estabeleça que os municípios estão obrigados a defesa do patrimônio público através da Guarda, não os proíbe de preservar e defender a população mas, ao contrário, diz que a Segurança Pública é responsabilidade de todos."

“Nunca parei de estudar, mas neste ano voltei a UERN como aluna de mestrado, e pretendo utilizar a pesquisa científica em discussões que reverberem na vida das pessoas. A Universidade tem um papel indispensável na construção de novas perspectivas sociais e políticas. Me uno a esses construtores na defesa daquilo que acredito”, diz Cláudia Regina.