Mídias sociais em tempos de isolamento

Por Izaíra Talita*

(Imagem: divulgação)

Quem imaginava que o ano de 2020 começaria nos fazendo pensar sobre a necessidade de nos afastarmos do contato próximo com as pessoas, por questões de saúde?

A chegada de um vírus com alto potencial de transmissão está exigindo mais cautela nas interações físicas com as outras pessoas, alterando rotinas de trabalho, de entretenimento, de consumo e exigindo que muitos fiquem mais tempo em casa do que gostariam.

Nesse momento em que há uma necessidade maior de isolamento, as mídias sociais serão importantes não apenas como ferramentas de trabalho e estudo que vão facilitar que, mesmo de casa, os processos e atividades possam se dar de maneira online, mas também com a sua finalidade essencial de interação e conexão virtual (elas foram criadas pra isso), que é a de aproximar pessoas que estejam fisicamente distantes.

Esse é o momento para fazer um bom uso de suas redes sociais! Estar nos grupos de discussão, interagir e buscar páginas de seus interesses, buscar ler conteúdos de profissionais que possam trazer novas ideias, compartilhar informações checadas e não fake news que geram graves problemas e consequências neste momento, assistir mais vídeos interessantes, conhecer novas plataformas online de interação, trocar sugestões de leituras, criar grupos virtuais de leitura, produzir conteúdos com seus conhecimentos para ajudar outras pessoas que queiram aprender uma nova habilidade, inspirar outras pessoas falando sobre o que você mais gosta… muito pode ser feito. Não se trata de ignorar a preocupação em torno das questões de saúde, mas, de usar as mídias sociais de maneira positiva e com propósito, não apenas para o mero entretenimento, de maneira a desperdiçar tempo de vida. 

Por outro lado, é importante pensar também que as mídias sociais são uma pequena parte de tudo o que se tem hoje na Internet. Há um mundo muito maior de conteúdos a ser explorados fora dos apps e que talvez por questões de tempo, você não se permitiu. Vamos vencer essa pandemia com responsabilidade, fazendo o correto, evitando aglomerações e até que tudo normalize, para o bem coletivo e individual, experimente navegar mais por aí!

*Izaíra Talita é jornalista, mestre em Ciências Sociais e Humanas, especialista em gestão de mídias sociais.

POLÍTICA

ECONOMIA

MULHER

CULTURA

CAROL RIBEIRO RECOMENDA