Presença do Estado é solução para crise, diz especialista | Blog Carol Ribeiro Presença do Estado é solução para crise, diz especialista | Blog Carol Ribeiro

quarta-feira, 18 de março de 2020

Presença do Estado é solução para crise, diz especialista

Economista avaliou movimento das bolsas e moedas
(Imagem: reprodução TCM)
A crise por que passa hoje o mundo é mais severa que a de 2008 (a crise das hipotecas nos Estados Unidos). Essa é a opinião do especialista em mercado e bolsa de valores, Lucas Rangel, que explicou a atual situação econômica mundial no programa Cenário Político (TCM Telecom).

Para ele, a medida de curto prazo que precisa ser tomada é a "presença do estado".

São providências necessárias em momento de crise. Como as empresas não vão obter crédito para investir, é aí que o estado deve entrar, fazendo investimentos com gastos saudáveis, como infraestrutra, educação, que ativem o emprego.

"Essa medida contracíclica foi realizada pelo Governo Lula em 2008, com intervenção, por exemplo, em bancos públicos para fornecerem créditos a empresas para a economia".

Segundo o especalista, em 2008 e 2009 a medida funcionou, mas deveria ser retirada com a estabilização da economia. Como houve um "exagero na dose", se gerou o cenário do surgimento de demandas por políticas mais liberais e a consequente crise política em 2015 e 2016.

O professor ainda explicou o movimento de alta e baixa das bolsas de valores e do dólar.

Nenhum comentário



POLÍTICA

ECONOMIA

CAROL RIBEIRO RECOMENDA