segunda-feira, 18 de maio de 2020

Comissão do coronavírus aborda planejamento turístico

O setor do turismo está entre os mais afetados da economia brasileira com a crise causada pela pandemia da Covid-19. E, sendo esta uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte, o setor ganhou destaque na reunião desta segunda-feira (18) da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa. Em mais um encontro por webconferência, os deputados estaduais integrantes do colegiado debateram o tema com o empresário George Gosson.

Em sua apresentação, George relatou a importância das medidas que foram tomadas na tentativa de conceder crédito aos empreendedores, citou a importância do Governo do Estado ter uma política mais agressiva para a manutenção dos eventos já conquistados para o Centro de Convenções quando a pandemia passara, e cobrou planejamento para a retomada e a busca por novos produtos turísticos como forma de atrair a volta dos visitantes que já conheceram o RN.

Empresário fala das possibilidades de retomada do setor
 (Foto: João Gilberto)

“Não existe solução simples, é complexo, são medidas complementares que vão ajudar a amenizar. São várias coisas que precisam ser feitas. O que penso como mais eficaz no curto prazo é a promoção turística no primeiro momento nos mercados regionais, PE, PB e CE. Atingir o consumidor que ficou trancado em casa. Viajar de avião no primeiro momento será mais complicado, mas viagens de carro vão acontecer”, disse George.

O empresário diz que, no segundo momento, será preciso investir na divulgação em cidades polos nacionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, por exemplo. Somente na terceira etapa que deve se começar a pensar no mercado internacional. Além disso, continuou, é preciso “renovar os produtos turísticos dos principais destinos do Estado”. “Falta novidade, temos série de projetos que precisam ser concluídos. O Museu da Rampa deveria ter ficado pronto em 2014. A revitalização das praças de Natal se iniciou para a Copa e até hoje não foi concluído. As empresas de receptivo não conseguem levar turistas para city tour porque as praças estão em obras. Isso precisa ser concluído”, relatou.

George lamentou ainda que Natal esteja pecando no que considerou o mais básico. “A Fortaleza dos Reis Magos está fechada. Porque não termina? É nossa joia do turismo cultural. Não dá para fazer turismo religioso sem resgatar a cultura. Você sai da Fortaleza, poderia ir em direção ao Museu da Rampa, mas também não foi concluído. Isso tem que ter um fim. O acervo da Fundação Rampa foi para Parnamirim. Na Ribeira e Cidade Alta para estacionar um ônibus é muito difícil. São pequenas questões, mas que precisam de menos recurso e mais dedicação da gestão pública para resolver”, disse.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de Natal explorar mais o turismo religioso, George Gosson relembrou que nesta segunda-feira (18) o Papa João Paulo II, declarado Santo pela Igreja Católica, completaria 100 anos. E não há nenhuma referência sobre ele no Estado, mesmo este tendo passado por Natal quando ocupou o principal posto do catolicismo.

Para o presidente da Comissão, deputado Kelps Lima (SDD), “Natal é um polo turístico nacional, mas não vê a criação de novos produtos, nem de políticas públicas para novos produtos. Vivemos do sol e mar, praias, e turistas se hospedando em Natal e indo para praias em outras cidades durante o dia”. O parlamentar citou o exemplo do município de Santa Cruz, “que virou polo turístico por política pública municipal. Não era referência de turismo. Criou um produto fruto de política pública e transformou a cidade”.

O deputado Hermano Morais (PSB) demonstrou preocupação com o futuro do turismo no RN, por ser “a principal indústria” do Estado. O parlamentar classificou o atual momento vivido pelo setor como uma “tragédia”. O deputado Tomba (PSDB), também destacou a importância de se investir no turismo religioso e cobrou a abertura de linhas de crédito para a recuperação do setor.

Francisco do PT disse que, além do turismo religioso, o RN ainda pode oferecer o turismo de aventura e ecológico, por causa da geografia de determinadas áreas do Estado. O parlamentar enfatizou ainda a criação de um geoparque no Seridó, justamente para explorar esta atividade. O deputado Getúlio Rêgo (DEM) também participou da reunião da comissão.

Postar um comentário