quarta-feira, 31 de março de 2021

Agentes de segurança serão imunizados como prioridade no próximo lote de vacinas

No RN, 15 profissionais que estavam na ativa morreram pela Covid-19

(Foto: Ney Douglas/ arquivo)

A decisão está disponível na nota técnica Nº 297/2021 elaborada pelo Ministério da Saúde e tem como justificativa que, desde o início da pandemia, as forças de segurança pública têm sido empregadas no cumprimento das medidas de controle sanitário, contribuindo no combate à disseminação do vírus, além do apoio à fiscalização de cumprimento aos decretos editados pelo Governo do Estado que estabelecem medidas restritivas e preventivas definidas pelos órgãos responsáveis.

No Rio Grande do Norte, centenas de agentes das forças estaduais da segurança pública testaram positivo para o coronavírus, e 15 profissionais que estavam na ativa morreram pela Covid-19.

Estão inseridos no PNI, trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria. 

Os profissionais terão prioridade no próximo lote de vacinas com previsão de chegada ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (1/4).

Exceções

Os demais trabalhadores da segurança pública e forças armadas, que não se enquadrarem nas atividades descritas na Nota, deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, segundo o ordenamento descrito no PNI definido pelo Ministério da Saúde.

Sendo assim, não serão vacinados neste momento, aqueles que executam as seguintes atividades: ações de apoio logístico ao PNI, transporte de insumos para áreas com alto grau de contaminação, ações de vigilância de fronteiras, espaço aéreo, espaço marítimo e controle de tráfego aéreo e marítimo; apoio às ações de combate aos crimes transnacionais e ambientais e demais militares. 

Postar um comentário