terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Em mensagem anual, prefeito citou reforma da Estação das Artes e parceria com Governo Federal

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, fez a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo na manhã desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal, durante a sessão inaugural do Ano Legislativo de 2022.

(Foto: Célio Duarte/ Secom)

O discurso longo teve como destaque inicial o pagamento dos salários em dia dos servidores públicos municipais.

Fez questão de esclarecer que a adequação na Previdência, cujo projeto será votado nos próximos dias na CMM, faz parte de uma obrigação imposta pela EC 103/2019, mas que não fará nada "além do que manda a lei federal". 

Dívidas

Também destacou o pagamento de R$ 116 milhões em dívidas da gestão anterior, além de citar "licitações estranhas" que encontrou e a abertura da "caixa preta dos cargos comissionados e salários", ainda alfinetando a gestão anterior. 

Tecnologia

Anunciou a criação da Ouvidoria Itinerante para fiscalização do serviço público municipal.

Ressaltou a implantação do programa “Mossoró Digital”, no ano passado, iniciativa que modernizou os processos internos do Município e a solicitação de serviços pela população.

Cultura

Sobre cultura, destacou o Mossoró Cidade Junina como "apoio aos artistas da terra". 

Fazendo um paralelo com a área do turismo, citou as reformas que estão acontecendo no Memorial da Resistência, Praça da Convivência e Teatro Dix-Huit Rosado, que segundo o gestor já está em fase de iniciação. 

O prefeito anunciou a reforma da Estação das Artes que, de acordo com a mensagem, deverá ser composta pela substituição do piso para os eventos.

Aliança com Brasília

O prefeito Allyson Bezerra classificou a parceria com o Governo Federal, que acontece através do Ministro Fábio Faria (PSD) como um "apoio especial e diferenciado", que permite a perfuração de poços e ainda vai proporcionar, "através de dotações articuladas, a construção de uma Policlínica no Alto de São Manoel, quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), duas grandes escolas e duas novas creches, com recursos da ordem de R$ 50,5 milhões”, frisou.

Educação

Meta anunciada de reformar mais 30 escolas e creches em todo o nosso município.

Infraestrutura

Enfatizou a ampliação da malha viária, destacando que, em 2021, foram pavimentados 49 mil metros quadrados de novas ruas.

Para este ano a meta é pavimentar ruas nos bairros: Aeroporto 2, Parque Universitário, Santo Antônio, Bela Vista, Conjunto Alfredo Simoneti, Conjunto Novo, Sumaré, Planalto, Alameda e tantos outros que ainda possuem ruas sem pavimentação.

O prefeito anunciou ainda que neste mês o Município vai finalizar a licitação e iniciar as obras do novo Shopping do Vuco-Vuco.

Mobilidade

Destacou o apoio ao transporte coletivo.

Anunciou início de mais 5 novas linhas atendendo bairros como Nova Mossoró, Santa Júlia, Bom Jesus, Belo Horizonte e Lagoa do Mato.

E prometeu, a partir de maio, 14 linhas ativas em Mossoró, com ônibus chegando a todas as regiões urbanas.

Saúde

O prefeito classificou a área da saúde como a mais desafiadora do primeiro ano da gestão, principalmente em virtude da pandemia do coronavírus.

Além das ações da pandemia, ainda citou a transferência do antigo Hospital São Camilo de Lellis para novas instalações, com condições mais adequadas para acolhimento e atendimento aos pacientes, e a garantia de médicos nas Unidades Básicas de Saúde.

Postar um comentário