quinta-feira, 17 de março de 2022

Audiência pública na Câmara de Mossoró reforça necessidade de ampliação do Hospital Tarcísio Maia

Reunião realizada na Câmara Municipal de Mossoró aponta outras medidas para desafogar hospital

Audiência pública sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia, nesta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Mossoró (Foto: Edilberto Barros)

A audiência pública sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), hoje (17), na Câmara Municipal de Mossoró, propôs ações para melhoria do atendimento na unidade. Requerente da reunião, o vereador Raério Araújo (PSD) defendeu ampliação do hospital. Lembrou de emenda com essa finalidade, do senador Styvenson Valentim (Podemos).

“São R$ 16 milhões, disponíveis desde 2019, mas a obra ainda não foi executada. A mais recente ampliação do hospital foi custeada pela iniciativa privada. O Governo do Estado precisa também fazer a sua parte nesse sentido”, cobrou o parlamentar. Segundo ele, o empenho de médicos e outros profissionais do HRTM esbarra na falta de estrutura do hospital.

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, justificou a demora da reforma, entre outras questões, à Covid-19. Mas assegurou empenho para realizá-la. “A pandemia, com três ondas consecutivas, redirecionou prioridades na saúde pública, Porém, estamos tomando as providências necessárias sobre a reforma”, garantiu. Ele apresentou diversas outras ações do Governo na Saúde.

Novo hospital

Para desafogar a unidade, o deputado estadual Bernardo Amorim (MDB) propôs a construção de hospital municipal em Mossoró, como há em outras cidades da região. “É necessário também atualizar a tabela SUS (Sistema Único de Saúde), sem reajuste há vinte anos, para resolver gargalos em algumas especialidades. Esta solução está em Brasília”, observou.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, reforçou a necessidade de reajuste do SUS e do hospital municipal. “Mas, só emenda para construção não é suficiente. Precisa-se de recursos para manutenção”, frisou. Sobre o HRTM, assegurou melhoria da atenção básica. A intenção é agir de forma preventiva e evitar que se precise do hospital.

Diversos vereadores se pronunciaram na audiência pública. Apresentaram pontos de vista, questionamentos e sugestões. Como na melhoria da regulação. Conduzida pelo presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade), a reunião contou ainda com técnicos do HRTM e de outros órgãos da saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes da comunidade, entre outros participantes.

*Com informações da Câmara Municipal de Mossoró

Postar um comentário