quarta-feira, 6 de abril de 2022

Biblioteca Municipal Ney Pontes completa 74 anos

Localizada no Centro de Mossoró, a Biblioteca Municipal Ney Pontes completa, nesta terça-feira (5), 74 anos de fundação.

Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)

O equipamento é um marco para a literatura e cultura da cidade. A criação da biblioteca foi uma sugestão do professor Vingt-un Rosado, durante a liderança política de Dix-sept Rosado em 1948. 

A biblioteca funciona desde 15 de julho de 2006, no prédio da União Caixeiral, localizada na Praça da Redenção, no Centro de Mossoró. O primeiro acervo tinha cerca de mil obras, mas logo foram chegando mais livros, volumes e periódicos por meio de doações. Uma das doações mais expressivas foi realizada pelo patrono Ney Pontes, um militar aposentado detentor de um grande acervo cultural. Além de realizar doações do próprio acervo, Ney Pontes também chegou a comprar livros para doar. Em 1996, as doações realizadas por Ney Pontes foram reconhecidas e, em homenagem, a biblioteca recebeu o nome dele.

Para a diretora da Biblioteca, Rafaella Costa, o equipamento é um patrimônio histórico do município e tem muito ainda a oferecer para a população mossoroense. “É gratificante estar à frente desse equipamento que só tem dado orgulho. Que no próximo ano possamos comemorar, de forma muito digna e solene, o Jubileu dos 75 anos da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte”, declarou.

A Biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta, das 7h às 19h, com serviços de empréstimos de livros, salas de estudos e pesquisas, entre outros, à disposição da população.

Postar um comentário