Setor registra alta de 5,5% em setembro e completa cinco meses seguidos de crescimento, impulsionado por supermercados, construção, farmácias e veículos
O comércio varejista ampliado do Rio Grande do Norte voltou a registrar desempenho superior à média nacional, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (13) pelo IBGE. Na comparação com setembro de 2024, as vendas no estado cresceram 5,5%, enquanto o Brasil apresentou alta de 1,1%. Esse foi o quinto mês consecutivo de crescimento do comércio potiguar nessa base de comparação.
Segundo análise do Instituto Fecomércio RN, esse resultado positivo vem na esteira do crescimento econômico que o estado vivencia em 2025, com alta projetada de 1,4% e taxa de desemprego em queda, apesar do ambiente desafiador para o comércio de juros e inflação elevados.
Na passagem de agosto para setembro, houve leve recuo de 0,3%, resultado influenciado por uma base de comparação elevada, já que no mês anterior o estado havia avançado 2,2%, ocupando a terceira colocação entre os maiores crescimentos do país.
No acumulado de 2025, o Rio Grande do Norte mantém um desempenho positivo, com alta de 2,3%, em contraste com a queda média nacional de 0,3%. Segundo o IBGE, o resultado nacional tem sido impactado pelo baixo desempenho das maiores economias do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Entre os segmentos que mais têm contribuído para o avanço do comércio potiguar estão o varejo de material de construção, supermercados, farmácias e o setor de veículos e peças.
“Os números apontam a resiliência do comércio potiguar e o esforço dos empresários e trabalhadores para sustentar a retomada. Seguem em destaque setores que atendem às necessidades básicas da população e que têm gerado empregos”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Postar um comentário