segunda-feira, 13 de julho de 2020

Cordel: Poesia com Acessibilidade será exibido nesta quarta-feira

Foi pensando em inclusão que a atriz Lígia Kiss criou o projeto “Cordel: Poesia com Acessibilidade” que tem lançamento marcado para o dia 15 de Julho às 21h no IGTV @ciapaodoce e youtube.com/ciapaodoce. A ação foi contemplada no Edital Simplificado “Tô em Casa, Tô na Rede” da Fundação José Augusto e Governo do Estado, e funcionará como divulgadora da arte, do cotidiano, das tradições populares e dos autores locais, além de proporcionar a sensibilização da reflexão oferecendo acessibilidade a partir da Língua Brasileira de Sinais, forma gestual utilizada para a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

O Professor e Psicanalista Daniel Guedes será o responsável por fazer a tradução em libras. Daniel é graduado em Letras com Habilitação em LIBRAS pela UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). As gravações dos dois artistasserão realizadas em suas respectivas casas, respeitando o distanciamento social preventivo em decorrência da COVID-19.

(Imagem: reprodução)

A apresentação em vídeo terá duração de 30 minutos e contará com três poemas de Cordelistas Mossoroenses: Carta a Papai Nóe (Luiz Campos), A casa que a Fome mora (Antônio Francisco) e Folha seca (Eliseu Ventania).

O cordel, presente na literatura popular da sociedade brasileira, expressa em seus versos traços marcantes da diversidade cultural. Dessa forma, Lígia presa pela inclusão provocando os ouvintes mais a serem mais participativos, atraídos pela pesquisa, e investigação de outros meios de intercomunicação com seus colegas surdos ou não.

Serviço:

Cordel: Poesia com Acessibilidade
15/07/2020 – às 21h no IGTV @ciapaodoce e YouTube.com/ciapaodoce

Postar um comentário