As novas DEAM´s funcionarão em Ceará-Mirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
(Foto: Adriano Abreu/TN) |
O governo do RN anunciou nesta quarta-feira (1°) a criação de mais três delegacias especializadas em atendimento à mulher vítima de violência, dessa vez na Região Metropolitana de Natal, totalizando 12 DEAM´s no estado.
Há 17 anos, o Rio Grande do Norte não tinha uma nova delegacia de defesa da mulher vítima de violência. Antes, o Estado possuía apenas cinco delegacias para o enfrentamento da violência doméstica e de gênero. Em dois anos e meio, foram criadas sete novas DEAM´s.
- Também se ampliou o atendimento da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para 24h, na zona Norte de Natal;
- Além da instalação do Botão do Pânico, que atua em binário com a tornozeleira eletrônica;
- A instituição da Patrulha Maria da Penha e realização do Programa Maria da Penha vai às Escolas – PROMAPE;
- A implantação de filtro no sistema do CIOSP para monitoramento específico de casos de violência doméstica para propiciar o acompanhamento dos casos;
- Reativação do Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres – CEAV; instituição da “Casa Abrigo”, com atendimento regional, para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; sem contar mais de uma dezena de leis que foram sancionadas, todas elas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres.
Postar um comentário