São 119 agentes de polícia civil, 23 delegados e 19 escrivães concluintes da terceira turma do Curso de Formação Profissional
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou, nesta terça-feira (24), a nomeação de 161 novos policiais civis, concluintes do Curso de Formação Profissional, homologado no dia 23 de fevereiro de 2026. Do total, são 119 agentes de polícia civil, 23 delegados e 19 escrivães. A conclusão da terceira turma ocorreu em 9 de fevereiro de 2026, em meio ao processo de recomposição do efetivo da Polícia Civil.
Em 2019, a Polícia Civil do RN contava com 1.251 policiais. No atual governo, foram nomeados 905 novos policiais civis, o que representa uma renovação equivalente a aproximadamente 80% do efetivo existente à época. Nos últimos anos, foram nomeados 360 policiais civis em 2022, outros 384 em 2024 e, agora, mais 161 em 2026.
“Estamos reconstruindo e fortalecendo a Polícia Civil com responsabilidade fiscal, planejamento e valorização profissional. São investimentos históricos em estrutura, tecnologia e recursos humanos, porque entendemos que proteger a população é prioridade absoluta do nosso governo”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
Nesse contexto, a gestão estadual tem promovido investimentos que alcançam todo o sistema de segurança pública, incluindo a entrega da nova sede da Polícia Civil, na Cidade da Polícia, a construção da nova sede da Polícia Científica, a criação e reestruturação de delegacias em diversas regiões do estado, além da implantação e fortalecimento de departamentos especializados.
As ações também abrangem modernização de unidades, aquisição de equipamentos, investimentos em tecnologia e inteligência, e valorização dos profissionais, consolidando uma política pública integrada voltada à proteção da população e ao fortalecimento das instituições de segurança.
O investimento em recursos humanos tem sido apontado pela Secretaria de Segurança Pública como fator essencial para a obtenção de resultados, com redução da criminalidade desde 2019. O Governo do Estado nomeou aproximadamente 5 mil novos agentes de segurança pública, entre policiais civis, militares e bombeiros, no maior investimento continuado já realizado para recompor e ampliar os efetivos, somando-se a outras ações estruturantes voltadas ao fortalecimento da segurança pública no estado.
*Com informações da Assecom/RN
Postar um comentário